Paróquia da IECLB em Itapema - SC

Paróquia da IECLB em Itapema - SC

24/12/2017

Feliz e Abençoado Natal!


Feliz e Abençoado Natal para você e Família

Que a luz do Menino-Jesus faça morada em seu coração e você faça essa luz brilhar todos os dias lá onde Deus necessita dissipar a escuridão do ódio, da injustiça, da falta de paz e amor. Porque Deus está conosco.

Deus se faz presente no mundo para nos presentear amor, paz, justiça e vida abundante. Natal é a certeza que não estamos sozinhos porque Deus se fez gente, criança humilde que dissipar a escuridão de nossos corações e de nosso mundo. Deus está conosco! Glória a Deus nas alturas e paz para a humanidade. Amém!

Encerramento do Curso de Português - 2017

A imigração haitiana é uma realidade entre nós desde 2010. Desde então, muitas ações diaconais já foram realizadas para que esta parcela do  povo de Deus seja acolhida em nossa sociedade. As Comunidades da Paróquia, por várias vezes, demonstraram profundo amor pelos haitianos e haitianas, principalmente, quando apoiaram ações da Associação de Haitianos de Itapema e seus Amigos.
O ano de 2017 foi um ano muito especial para os Haitianos e Haitianas porque uma conquista foi alcançada: o Curso de Português. Não que no passado não houvesse cursos de português, mas é que este ano o curso é fruto de uma parceria entre a Associação, Fundação Luterana de Diaconia -FLD e Secretaria de Educação e Esporte de Itapema. A partir desse projeto 94 imigrantes tiveram possibilidade de ter uma capacitação mais profunda e qualificada na língua portuguesa. As aulas aconteceram no salão paroquial da Comunidade Cristo Rei da Igreja Católica, do dia 11/09/2017 até 13/12/2017,  nas segundas, terças e quartas e sextas. As aulas tinham inicias as 19 horas e encerravam as 21 horas. Este curso totalizou 100 horas  de aprendizado e troca de saberes. O curso esteve sob responsabilidade do Diretor do CEMEJA , Sr. Emerson Roepke, Professoras: Gislaine E. S. Lourenço, Júlia Bosio Annes e Norma Sommer e os tradutores Joam Florisma e Wesly Desinord.
O Encerramento desta primeira etapa aconteceu no dia 17 de dezembro. A associação organizou um almoço com comidas tipicas do Haiti e, ás 17 horas, realizou a entrega dos certificados com apresentações cultural. A cada certificado que chegava às mãos dos haitianos e haitianas a emoção preenchia os corações presentes. Este evento revelou a importância que este curso teve para cada pessoa que participou dessa construção de conhecimento.
A segunda eta do curso está prevista para acontecer a parti do mês de fevereiro. Espera-se que tenha a mesma procura e que cada aluno e aluna, professoras e equipe de apoio tenha o mesmo ânimo que tiveram nesta etapa concluída. Feliz e abençoado Natal para todos.








   
     

06/12/2017

Confirmação 2017


O primeiro Domingo de Advento dá início ao novo ano eclesiástico. Este espírito de novidade marca a caminhada de fé dos jovens que participam do Ensino Confirmatório, pois é, nesse dia que acontece o Culto de Confirmação. Seguindo a lógica do “novo”, esse Culto marca o começo de uma nova etapa na vida dos confirmandos e conformandas que confessarem publicamente a fé em Deus e Dele recebem a bênção para que possam ir ao mundo dar testemunho a respeito do seu amor e do seu poder.
Este ano, o Culto de Confirmação teve como temática a Rosa de Lutero. Seguindo a explicação que Lutero apresentou sobre o símbolo que resume a teologia luterana os confirmandos e confirmandas foram exortadas, na prédica proferida pelo Pastor Günter Bayerl Padilha, a vivenciarem a fé no Deus que salva seus filhos e filhas por graça e fé. Porque a salvação é um presente dado por Deus e não esforço das pessoas (Efésios 2.1-10). Então o Pastor Günter disse: “Se vocês estiverem em dúvida do que testemunhar olhem para a Rosa de Lutero e lembrem-se daquilo que Deus fez por nós”.

Após a celebração os confirmandos Bruno Marian e Guilherme Krieger e confirmandas Julia Ribeiro Eberhardt, Juliana Mick e Raquel Pereira ao lado do Presidente da Comunidade Affonso Correa Filho, da representante do Grupo Mulheres Luteranas Sandra Buerger e o Pastor Günter dedicaram o monumento da Rosa de Lutero para o testemunho cristão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Itapema-Porto Belo. Sendo assim, a Rosa de Lutero é um testemunho de fé que marca os 500 anos da Reforma e os 30 anos da Comunidade.    







03/12/2017

Mensagem para o Lançamento do Tema do Ano 2018

Mensagem da Presidência e do Conselho da Igreja
para o lançamento do Tema do Ano 2018
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB
Igreja, Economia, Política. Eis o Tema do Ano da IECLB em 2018. O que Igreja tem a ver com Economia e Política? Na tradição evangélico-luterana, tem tudo a ver! Nós optamos por este assunto para destacar a importância de grandes temas da Reforma que precisamos aprofundar em continuidade ao Jubileu da Reforma, celebrado em 2017.
Igreja, Economia, Política. Lutero considerou estes três âmbitos da vida como Ordens da Criação Divina. Lutero falou em Economia, Política e Igreja a partir de três funções básicas: alimentar, proteger e ensinar. Naquela época, a função de alimentar estava a cargo das pessoas agricultoras. Este era o âmbito da Economia. A função de proteger cabia aos membros da nobreza e caracterizava o âmbito da Política. A função de ensinar estava ligada ao clero, o âmbito da Igreja.
Esta divisão de funções se manifestava em uma organização de classes desiguais. Quem era membro de uma classe não participava da outra. Lutero, por seu lado, entendia que Deus organiza a existência humana em Igreja, Economia e Política e que cada pessoa participa nos três âmbitos.
De acordo com Lutero, a Igreja é a Primeira Ordem da Criação. Para ele, a Igreja foi instituída como parte do paraíso. Ali, a Igreja consistia na Palavra que Deus dirige ao ser humano e na resposta que Deus dele espera. Deus nos dá a sua Palavra. Nós respondemos com gratidão e obediência aos seus Mandamentos. Na compreensão luterana, cada pessoa é chamada a ouvir o Evangelho, reunir-se em Comunidade, contribuir com recursos e dons e dar testemunho da vontade de Deus. Lutero compreendia esse testemunho como cooperação com Deus para o melhoramento do mundo.
Depois da Igreja, foi instituída a Economia. A palavra Economia tem origem no termo grego oikos, que significa casa. O oikos, a casa, era a unidade básica de produção. Para Lutero, a Economia é a produção e a reprodução da vida como dádiva divina. Deus criou tudo e nos provê o alimento, permitindo que a terra produza aquilo que precisamos. Deus criou o ser humano em condição econômica igualitária. A Economia é entendida como meio para proporcionar o sustento da vida. A Economia organiza a produção e a distribuição justa dos meios de sustento da vida.
De acordo com Lutero, a Igreja e a Economia existiam em sua forma ideal no paraíso. O ser humano recebeu autonomia para organizar a sua vida, mas, em vez de viver responsavelmente a sua liberdade, caiu em pecado e se afastou da vontade de Deus.
Com o pecado, a liberdade se transformou em poder que ameaça a vida. Por este motivo, Lutero diz que Deus instituiu a Política para manter a ordem e promover a justiça. “Precisamos de autoridades que tenham ânimo para instaurar e manter a ordem em todos os negócios e transações comerciais, para que os pobres não sejam sobrecarregados e oprimidos”, escreveu Lutero no Catecismo Maior. A política é necessária para organizar vida. Isto requer que cada ser humano participe da Política, seja como cidadão ou como pessoa que desempenha um cargo político.
Por causa do pecado, o ser humano perdeu o conhecimento de Deus. Quem é Deus? O Lema de 2018 – Eu sou o SENHOR, teu Deus – ajuda a responder esta pergunta. Deus é aquele que tirou o povo da escravidão do Egito. Deus é aquele que se fez humano em Jesus Cristo. A vida, morte e ressurreição de Cristo revelam quem é Deus: um Deus que oferece perdão e nova oportunidade!
Na argumentação de Lutero, Igreja, Economia e Política são utilizadas por Deus para efetivar a sua vontade no mundo e cada pessoa é chamada a atuar com Deus nestes três âmbitos da vida. Pela reconciliação em Cristo e pela força do Espírito Santo, podemos agir a serviço de Deus. Desejamos que Deus, por meio do Tema e do Lema do Ano em 2018, motive a nossa reflexão e a nossa ação para o melhoramento do mundo.
Porto Alegre, 29 de novembro de 2017

Unidade em busca da justiça, nada além da justiça!

A Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC foi celebrada em Itapema em três momentos especiais pelas Igrejas: Católica, - ICAR, Igreja ...