Paróquia da IECLB em Itapema - SC

Paróquia da IECLB em Itapema - SC

11/03/2017

Marta – Dia 08 de Março




Os passos que levam à escola são impulsionados por sonhos. A escola por sua vez instiga e instrumentaliza as crianças e os jovens para que realizem sonhos. Certamente, no dia 08 de março de 2017, Marta foi a escola movida por sonhos e pela sede de conhecimento. Infelizmente suas motivações foram sufocadas e sua vida teve fim.
Diante desse ocorrido em nós foi plantada a dúvida de que a escola seja um lugar para alimentar sonhos e, consequentemente, em nossos corações a dor se instalou. Muitas perguntas estão suspensas no ar e apenas uma certeza: estamos vivendo numa sociedade violentíssima aonde jovens movidos pela intolerância são capazes de sufocar sonhos e vida.
Temo pelos jovens, professores e funcionários que estão no ambiente escolar impregnado pela violência verbal, física e psicológica. Temo pelas pessoas que sofrem violência na rua e em seus lares. Temo pelo futuro de homens e mulheres que na escola não aprenderam a tolerância, o respeito e o amor. Temo pela sociedade que está, a cada dia, mais insensível e sem capacidade de se relacionar.    
Então, como fica a questão da formação do ser humano? A quem é permitido sonhar e viver? Qual será o futuro da humanidade? Diante da morte da jovem Marta no dia Internacional da mulher eu somente posso fazer a oração canta por Mercedes Sosa: Sólo le pido a Dios que el dolor no me sea indiferente que la resseca muerte no me encuente vacía y sola sin haber hecho lo suficiente. Espero, realmente, que não sejamos indiferentes à dor causa pela violência e morte. Que vivamos sonhando e caminhando na direção da paz, justiça. Amém!  


Pastor Günter Bayerl Padilha

08/03/2017

Dia Mundial de Oração – 2017

Desde 1887 mulheres se unem em oração para o fortalecimento do seu agir missionário e para que seus dons sejam reconhecidos e valorizados pelas igrejas cristãs. Além disso, a cada ano, denunciam a violência que é pratica contra elas a partir de um país que é responsável pela preparação da temática do Dia Mundial de Oração –DMO.

Este ano o DMO foi preparado pelas mulheres das Filipinas que, com o tema: “Estou eu sendo injusto com vocês? ” (Mateus 20.1-16) denunciaram as injustiças que são vivenciadas pelas mulheres no mundo do trabalho. Sendo assim, lembraram que Deus deseja que o trabalho seja um meio pelo qual as pessoas alcançam a dignidade e não quer que o trabalho seja um instrumento de exploração, principalmente, de mulheres.

Movidas por esta temática as comunidades das Paróquias Puríssimo Coração de Jesus da Igreja Católica, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Itapema – IECLB e Congregação Evangélica Luterana Bom Caminho – IELB celebraram, no dia 03 de marços, no templo da Igreja Católica, o Dia Mundial de Oração, com muita alegria, louvor e reflexão sobre as alegrias da colheita, da dignidade que Deus confere aos trabalhadores e oraram intercedendo para que o agir gracioso de Deus transforme a realidade de vida das mulheres que são exploradas no mundo do trabalho e que não tem seus dons valorizados no seio das igrejas cristãs. 




01/03/2017

Estações do Jubileu - Estação de Março/2017: Mulheres

O Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, P. Dr. Nestor Paulo Friedrich através de carta pastoral convida as Comunidades a jubilarem os 500 anos da Reforma através de diferentes “Estações” ao longo do ano, a primeira delas é dedica ao universo da mulher, então é assim ele escreve:
“ A primeira Estação do Jubileu se dá no mês de março, que traz eventos importantes na sua agenda, como o Dia Mundial de Oração, organizado por mulheres (dia 3), a Oferta Nacional para o Fundo de Trabalho com Vítimas de Violência Doméstica (dia 5), o Dia Internacional da Mulher (dia 8) e o Encontro Nacional Mulheres Luteranas Celebrando os 500 anos da Reforma, em Foz do Iguaçu/PR (dias 17 a 19). ”
Esta estação de marços vem para enaltecer o papel da mulher ao longo da história e, principalmente, sua participação na missão de anunciar o Evangelho em palavra e ações ao mundo. Além disso, é um testemunho de que a IECLB reconhece a dignidade que Deus concedeu as mulheres desde a criação e reconhecimento sua importância no sacerdócio geral de todas as pessoas crentes e, também, no sacerdócio com ordenação.
Nas palavras finais de sua carta o Pastor Presidente afirma:
“Muito nos alegramos com os 500 anos da Reforma. Jubilamos porque a Reforma chegou até nós. Continuamos no caminho como Igreja que necessita de constante recontextualização e reatualização da mensagem evangélica. Ao adentrarmos em outros 500 anos, atentemos para o que o Espírito diz à sua Igreja. Ouçamos a sua voz também pela voz das mulheres. Então, que elas tenham, cada vez mais, voz ativa neste novo tempo que estamos, em conjunto, construindo! ”
Portanto, março é tempo de voltamos nosso olhar para a importância da mulher ao longo do desenvolvimento da igreja cristã e da sociedade. Que esta estação nos permita dar sentido ao que as mulheres realizaram para que a igreja estivesse em constante reforma. 


Unidade em busca da justiça, nada além da justiça!

A Semana de Oração pela Unidade Cristã – SOUC foi celebrada em Itapema em três momentos especiais pelas Igrejas: Católica, - ICAR, Igreja ...